Como otimizar a minha listagem do Google Meu Negócio em época de Covid-19?

Nós da Neovora entendemos completamente a dificuldade encarada pelos pequenos negócios no Brasil na atual situação. O coronavírus (covid-19) é um dos maiores choques na nossa vida, até o presente momento, no que diz respeito à nossa saúde e a nossa subsistência.

Essa postagem tem o objetivo de mostrar a você maneiras simples que você pode implementar hoje para comunicar-se com seus clientes já existentes, adquirir novos leads e voltar à normalidade mais forte que seus concorrentes. Nós iremos mostrar como você pode otimizar sua listagem do GMN e ganhar dinheiro em meio a essa situação.

  1. Nossa situação atual
  2. O que fazer para reter clientes enquanto você estiver de portas fechadas
  3. Como reabrir seu negócio mais forte do que nunca

A situação atual

otimizar a minha listagem do Google Meu Negócio em época de Covid-19?

Dê uma olhada nessa linha do tempo. Enquanto estamos escrevendo essa postagem, nós já passamos da quebra das demandas e estamos no meio da fase de hibernação. Não temos certeza de quando essa fase de hibernação termina, mas aguardamos ansiosamente que esta fase de quarentena acabe.

Após isso, surge a pressa do cliente e, em seguida, uma grande demanda, e então voltamos à normalidade. MAS nem todos os profissionais da saúde, empresas locais e outras organizações irão resistir a esse período de hibernação.

Desse modo, este guia tem o propósito de ajudá-lo a saber lidar com este momento de crise de maneira estratégica e voltar à normalidade no futuro.

Como manter sua base de clientes já existentes em tempos incertos

Seu site

Seu site ainda é o primeiro lugar que os clientes e possíveis clientes existentes visitarão para ver seu status operacional atual.

Verifique se você tem uma mensagem clara na página inicial do site, incluindo:

  • Seu horário de funcionamento. Se você estiver de portas fechadas, inclua uma nota avisando seus clientes quanto a isso.
  • Informações de contato para emergências
  • Mostre que você está ciente das recomendações do Covid-19 e como as está colocando em prática.

Uma boa maneira de garantir que todos vejam sua mensagem é adicionando um popup, como no exemplo abaixo:

How do I manage my business listing on Google

Atualize e otimize sua listagem do Google Meu Negócio

Os clientes em potencial que pesquisam você ou seus produtos do mercado provavelmente encontrarão sua listagem do Google Meu Negócio.

Certifique-se de que sua listagem esteja atualizada. Essas informações são muito visualizadas em dispositivos móveis, e algumas pessoas usam essas informações ao invés de visitar seu site, por isso, sempre mantenha sua listagem atualizada.

Você também você pode adicionar nessa listagem, mensagens mais longas para serem exibidas abaixo da seção de comentários. Atualize essas informações conforme necessário:

  • Seu horário de funcionamento. Se você estiver de portas fechadas, inclua uma nota avisando seus clientes quanto a isso.
  • Informações de contato para emergências
  • Mostre que você está ciente das recomendações do Covid-19 e como as está colocando em prática.

IMPORTANTE: se você ainda não reivindicou seu perfil no GMN – você deveria fazer isso imediatamente! Confira essa post sobre como reivindicar e otimizar sua listagem.

Avisos do Facebook

Os mesmos tópicos abordados para o GMN também se aplicam à sua página do Facebook. Comunique-se com os clientes da mesma maneira. Atualize seu status.

Newsletter

Não se esqueça de que você pode enviar um e-mail para seus clientes. Envie as mesmas notificações, atualizações e política durante o isolamento para informar as pessoas que compraram com você ou já estiveram interessadas.

Uma imagem simples com um texto pode já ser suficiente:

Anúncios do Google – Aumente seu alcance

Se o seu negócio estiver aberto durante a pandemia, você deverá exibir anúncios para aumentar sua presença. Principalmente se você estiver prestando serviços de emergência: odontológico, climatização, etc.

Para alcançar esses clientes, implemente uma campanha de anúncios pequena e barata. A chave para garantir que a campanha seja barata é exibir apenas anúncios daqueles termos urgentes ou de emergência que geram consultas imediatas.

Qual é o momento certo de reabrir?update google business listing - Copy

Em algum momento aqui no futuro, a economia irá reabrir e tudo voltará ao normal. Portanto, antes dessa hora chegar, você precisa de um plano.

Entre em contato com seus clientes que estavam no meio de uma compra

Entre em contato com todos as negociações paralisadas, com aqueles que cancelaram compromissos e aqueles que tiveram que aguardar. Use o contato direto ou qualquer canal disponível: celular, e-mail, sms… Traga-os de volta para sua empresa novamente.

Entre em contato com todos os seus clientes em potencial e clientes já existentes

Provavelmente, haverá uma demanda maior do que o habitual para o seu mercado e produtos, já que grande parte das coisas foram interrompidas. Entre em contato diretamente com seus clientes por telefone, e-mail e SMS para que eles saibam que você está aberto e disposto a atender suas necessidades.

Informe seu público e membros da comunidade

  • Atualize seu site e todas as mensagens
  • Altere sua mensagem para uma que diz “Estamos abrindo novamente”
  • Publique mensagens no Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, para além do GMN.

Sumário – Como voltar aos trilhos

  • Atualize seu site com seu status atual (horário, status, política).
  • Verifique se a sua listagem de empresas do Google está 100% atualizada.
  • Use postagens sociais para se comunicar com os pacientes (informe-os de que você está por perto, quando abrir, como está lidando com a situação).
  • Prepare seus informativos de reabertura em todos os seus canais de mídia.

Saiba mais sobre a importância do Google Meu Negócio com nossa lista de verificação acionável gratuita ou consulte nosso Curso Rápido de Classificação do Google Maps para ampliar suas estratégias. Os dois discutem exatamente como gerenciar sua listagem de empresas no Google.