Aprenda a como usar o Facebook para empresas | Marketing para Facebook

O Facebook é uma das plataformas online mais acessadas, e a grande maioria dos usuários que o acessam utilizam o site diariamente, o que oferece às marcas e às empresas uma grande oportunidade de visibilidade ao implementar uma estratégia de marketing do Facebook.

Muitas vezes, a parte mais difícil é começar. Por isso, estamos aqui para orientar você sobre as sete etapas que você pode implementar no seu marketing para Facebook.

Você gostaria de saber mais sobre a estratégia de marketing usada por empresas no Facebook? Então, continue lendo para garantir que você aproveite ao máximo esta plataforma de mídia social cada vez mais poderosa.

Dicas de marketing no Facebook para pequenas empresas

1. Sete objetivos para o Facebook

O primeiro passo para qualquer estratégia de marketing usada por empresas no facebook é estabelecer metas.

Em uma pesquisa com empresários locais, a SproutSocial descobriu que:

    • 34% queriam aumentar o conhecimento da marca;
    • 21% queriam aumentar o engajamento da comunidade com a marca;
    • 11% queriam aumentar as vendas e a geração de leads.

2. Envolva-se proativamente com seu público

Como marca, você não pode esquecer a ideia básica do que faz uma rede de mídia social. Isso significa que conversa e engajamento nunca devem ser deixados em segundo plano. Tente ser uma comunidade para o seu público. O Facebook é um ótimo lugar para manter conversas ou discussões no setor, seja com um público diferente ou com seus próprios clientes.

aprenda a usar o facebook para empresas

3. Crie um passo que leve você a outro patamar

Você deve estar atualizado sobre o marketing digital o tempo todo – onde quer que esteja. Portanto, você precisa também de um argumento convincente, algo que atraia os clientes até você.

Ao engajar os seus clientes, você tem um pouco mais de um minuto para realmente vender a eles seu produto ou serviço. Separe um tempo para criar uma estratégia que seja realmente inovadora. O retorno do seu investimento (ROI) pagará enormes dividendos em termos de criação de oportunidades de negócios.

4. Influencie a comunidade

Pense localmente: o que está acontecendo na comunidade em que você está inserido?

Você pode patrocinar uma equipe ou um grupo de caminhada/corrida que irá acontecer. Imprima alguns cartões falando sobre a sua empresa e deixe-os na biblioteca local. Conheça o seu cliente ideal e pense em como e onde eles gastam o dinheiro deles.

5. Colabore

Uma boa e eficiente estratégia de marketing no Facebook é reunir um grupo de empresas sinérgicas e não competitivas em sua área e promover em parceria com elas.

Você pode usar cupons, folhetos, links de sites, promoções em pacote ou plataformas de mídia social. Ao colaborar entre si, você pode expandir sua base de clientes pois estará automaticamente alcançando novas pessoas.

6. Crie um Networking

Esta é uma boa maneira de construir um negócio, cumprimentar e conhecer pessoas. A Rede ou o Networking exige um compromisso de tempo e não oferece uma recompensa instantânea, porém, ao ter uma rede com base forte, as chances do seu negócio ter sucesso é muito maior.

7. Crie um buzz

Hoje, um pequeno empresário pode realizar muito sem contratar uma empresa profissional. Você pode responder às perguntas dos repórteres que procuram ideias e recursos para suas histórias. Esse movimento é uma boa forma de marketing para pequenas empresas e uma chance de fazer seu negócio aparecer e permanecer na mente de possíveis compradores.

8. Peça avaliações

Não tenha vergonha de pedir avaliações de seus clientes. Elas são uma peça importante do Facebook marketing. A maioria das pessoas diz que faria uma indicação da empresa, se fosse solicitado à elas, mas poucas tomam a iniciativa de fazer isso por conta própria.

9. Construa relacionamentos

É muito mais barato para uma empresa manter um cliente do que adquirir um novo. É por isso que estabelecer relacionamentos fortes e duradouros com sua base de clientes é a peça chave para o sucesso do seu empreendimento. Uma das maneiras de fazer isso é mantendo contato com as pessoas por meio do email marketing.

Peça aos clientes o endereço de e-mail deles quando visitarem sua loja ou site. Em seguida, envie a eles e-mails informativos, úteis e profissionais – algo que seus clientes irão gostar de ler e perceber que você e sua empresa se importam com eles.

estratégia de marketing usada por empresas no facebook

10. Testes gratuitos

Se o cliente tiver a oportunidade de experimentar seu produto ou serviço, é provável que ele deseje comprar ainda mais.

Não tenha medo de dar a alguém um teste gratuito ou uma amostra. Na economia atual, as pessoas ficam mais confortáveis comprando algo se puderem experimentar primeiro.

Usando corretamente o marketing do Facebook em seu negócio

Por que investir em marketing digital no Facebook? Primeiramente, porque esta é uma ferramenta da qual fará seu negócio alavancar ainda mais e lhe dará maior visibilidade de mercado, como dito anteriormente. Mas os benefícios são ainda maiores. Quando você faz o uso correto das ferramentas de marketing para sua empresa no Facebook, os efeitos diretos são:

Aumento da qualidade das vendas: a melhoria da qualidade das vendas começa com uma melhor segmentação. Por meio de uma estratégia de marketing pelo Facebook bem planejada, você alcança seu público-alvo com mais eficiência. Só porque o lago é maior, não significa que você terá peixes maiores.

Agrega mais valor à organização: o Facebook pode oferecer melhores informações para clientes, aprimorar a conscientização da marca e fornecer mais recursos ao seu público. Faça do Facebook o principal veículo de informações da sua empresa.

Melhora o pulso no setor: seus concorrentes estão sempre um passo à sua frente? Com a ajuda das ferramentas de monitoramento de mídia social, você pode acompanhar, ouvir e relatar todas as conversas sociais que envolvem você, seus concorrentes ou o seu setor. Escutar antes de falar é fundamental.

Crescimento mais inteligente: reduzir incômodos, limitar os gastos e aumentar a aquisição são partes de um negócio bem-sucedido, e o Facebook pode ajudá-lo em cada uma dessas áreas. Seja por meio de gastos com anúncios, maior segmentação ou mais vendas sociais, abordar sua estratégia de marketing digital no facebook pode ajudar você a se aproximar dessas metas.

Este post sobre como usar o facebook para empresas oferece dicas fantásticas. Confira!

Saiba mais sobre a importância das mídias sociais em seus negócios com esta lista de verificação. E para conseguir mais tráfego das mídias sociais e do Google, consulte nosso curso de mídias sociais!