Características para considerar ao contratar um recepcionista

Recepcionistas qualificadas estão sendo cada vez mais procuradas, e os principais candidatos não ficam no mercado de trabalho por muito tempo. Como resultado, agora é muito importante identificar as qualidades que você está procurando em uma recepcionista antes de começar sua busca pelo candidato perfeito. Ao usar critérios muito claros, os gerentes de contratação podem identificar o candidato certo mais rapidamente. Conheça mais sobre a Neovora e como podemos ajudar você nisso.

A importância de um recepcionista | Como ser uma boa recepcionista?

tipos de atendimento ao clienteRecepcionistas são cruciais para ter em seu negócio. Eles ou elas são a primeira pessoa em potencial que os clientes encontram ao entrar em seu escritório, são ele que usam as técnicas de atendimento ao cliente que fazem seu negócio crescer. Não são necessariamente apenas um rostinho bonito com uma personalidade adorável, os recepcionistas também lidam com mais responsabilidades conforme exigido pela posição.

Contratar alguém impróprio para a posição irá certamente prejudicar o seu negócio (quase literalmente). Certifique-se de incluir as seguintes cinco características na hora de contratar:

1. Comunicação efetiva

Naturalmente, uma recepcionista deve ter excelentes habilidades de comunicação verbal. Escuta ativa e grandes habilidades de atendimento ao cliente também são uma obrigação. Uma recepcionista talentosa pode conectar os clientes e visitantes com os funcionários certos, bem como lidar com problemas básicos através de um manual de atendimento ao cliente.

2. Profissionalismo

Como a primeira pessoa que seus clientes, visitantes e futuros funcionários encontram, a recepcionista precisa causar uma boa primeira impressão. Portanto, considere o polimento e a postura de cada candidato durante o processo de entrevista.

3. Habilidades organizacionais

As pessoas organizadas desenvolvem estratégias para mantê-las no caminho certo, mesmo quando encontram o inesperado. Grandes recepcionistas mostram um jeito e entusiasmo pela organização. Eles podem encontrar arquivos e números de telefone a qualquer momento e manter uma área de trabalho arrumada. Para avaliar as habilidades organizacionais, peça aos candidatos que expliquem um sistema de arquivamento que eles implementaram ou como eles preferem configurar calendários e contatos.

4. Capacidades de multitarefa

Os recepcionistas têm múltiplas responsabilidades, as quais devem frequentemente fazer simultaneamente. Isso pode incluir o tratamento de chamadas recebidas, a exibição de chamadas e o gerenciamento do tráfego de chamadas durante a execução de uma área de recepção movimentada. Os recepcionistas também podem ajudar outros funcionários administrativos com excesso de trabalho geral – ou ajudar com projetos especiais que exigem processamento de texto, entrada de dados e pesquisa online. Portanto, o(a) recepcionista precisa ser capaz de gerenciar várias tarefas sem se atrapalhar muito.

5. Perícia Técnica

Qualquer recepcionista deve estar confortável usando sistemas de telefone, copiadoras e impressoras. E quanto mais experiência eles tiverem, melhor. As habilidades de processamento de texto são imprescindíveis, enquanto a familiaridade com o Excel, editoração eletrônica, mídia social ou software específico do setor pode ser um recurso. Se forem necessárias habilidades técnicas especiais para a função, verifique se o candidato possui experiência.

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