>>Testes de PPC
Testes de PPC2017-11-24T16:10:06+00:00

Teste de PPC

A realização de testes nas campanhas do AdWords permite que os anunciantes melhorem continuamente as taxas de conversão em suas campanhas de PPC. Uma vez que é impossível prever o comportamento exato do usuário, raramente as campanhas se aproximam da produtividade máxima assim que são lançadas. No entanto, os testes de PPC executados corretamente produzem melhorias contínuas nos anúncios e páginas de destino ao longo do tempo, o que gera mais leads e vendas no final das contas.

Testes dos textos de anúncios

Os testes possíveis envolvendo textos para campanhas no Google AdWords ou Bing Ads podem focar em um grande número de variáveis. Entre as mais importantes para testar estão:

Garantia. “100% garantido”, “garantia vitalícia”, “retorno sem complicações” são afirmações similares que podem produzir grandes mudanças no número de cliques.

Call-to-action. Chamadas para ação, como “Ligue agora!” podem gerar cliques, mas nem sempre. Ao testar, não se pode apostar nas suposições sobre o comportamento do usuário, em vez disso, use dados reais.

Elementos de credibilidade. Quais dessas alternativas irão persuadir mais o usuário a clicar, “Parte da Associação ABC”, “Desde 1995” ou outra citação? A única maneira de saber é testando. 

Exibir URLs. Adicionar uma subpasta a um domínio, usar um subdomínio ou mudar a pontuação do endereço URL pode impactar na taxa de cliques.

Ofertas. Experimente testar “Consulta gratuita” x “Consulta com custo zero”. Outras variáveis de mensagens relacionadas à oferta incluem tempo (“apenas em outubro”), disponibilidade (oferta com tempo limitado”) e exclusividade (“Somente para novos clientes”).

Perguntas x afirmações. Testando, por exemplo, “Ligue agora” x “Você está pronto para ligar?”, podem gerar resultados inesperados.

Declarando o preço. O teste determinará se dizer “apenas R$99” acaba ajudando ou atrapalhando nas conversões.

Testes das páginas de destino

call to action for ppc ad

Para o AdWords, o teste A/B das páginas de destino é tão importante (ou até mais importante) que os testes de anúncios. Se a página de destino apresenta defeitos, o aumento da taxa de cliques será pouco eficiente em produzir avanços consideráveis em direção ao alcance de metas, pois nenhum ou poucos usuários serão convertidos.

O texto da página de destino, assim como as imagens e a oferta devem ser sempre relevantes para o anúncio. Sempre que as expectativas do usuário não forem atendidas, a página de destino falhará em o converter. Vários elementos de uma página de destino devem ser testados, incluindo:

Conteúdo

Elementos tipográficos como a fonte e o uso de listas com marcadores podem causar grande impacto nas conversões. O conteúdo de corpo do texto também precisa ser testado, por exemplo: um conteúdo escrito com um tom bem humorado e informal atrai mais conversões do que em um tom formal e comercial? Um escritório de advocacia, por exemplo, pode achar que a última abordagem é mais eficaz, porém, somente poderá ter certeza se testar.

Chamadas para ação (call-to-action)

O teste das CTAs (call to actions) pode ter foco em conteúdo ou em design. Alterar a oferta em si pode causar uma grande diferença no número de conversões, mas também é possível testar o tamanho do botão, a forma, a cor, o design e a posição. Além disso, os anunciantes devem ter em mente que o que parece ser uma mudança simples pode causar um grande impacto nos usuários. Logo, nenhum elemento da CTA é irrelevante para se testar durante a execução de uma campanha de PPC. Considere testar o número de CTAs na página. Várias opções podem confundir os usuários e, dessa maneira, eles não farão nada. Por outro lado, ofertas secundárias podem atrair aqueles clientes indecisos que não estão interessados em se comprometer ainda com uma oferta específica.

Elementos de credibilidade

Alguns elementos de credibilidade são mais relevantes para os usuários do que outros. “Desde 1995” e “Mais de 500 clientes”, por exemplo, carregam mérito, mas apenas jogar estas citações em todas as páginas de destino pode confundir os usuários em vez de tranquilizá-los. Em alguns casos, páginas sem elementos de credibilidade superam páginas que possuem estes tipos  elementos. Esse é um ótimo exemplo do porquê é importante fazer os testes em vez de só apostar na intuição.

Títulos e subtítulos

Os títulos e subtítulos são lidos com muito mais frequência do que o conteúdo. Logo, fazê-los de maneira correta é muito importante. Foque nas diferentes necessidades e para os problemas do cliente. Experimente usar perguntas em vez de afirmações. Crie um senso de urgência. Use o humor de alguma forma. Essas são algumas maneiras pelas quais os títulos e subtítulos podem ser formulados para fins de teste.

Imagens

As imagens comuns são geralmente ineficazes nas páginas de destino, mas mesmo o uso de imagens bem elaboradas pode não ser persuasivo. As imagens que destacam determinadas características podem ser mais eficazes na conversão do que as que destacam outras determinadas características. A infografia simples que descreve um serviço complexo pode converter mais do que uma colagem de fotos de funcionários. É preciso testar para saber o que gera os melhores resultados.

Textos longos x textos curtos

Teoricamente, um texto longo e bem detalhado é eficaz para serviços complexos, enquanto um texto curto funciona melhor para serviços simples que são facilmente entendidos. Porém, existem muitas exceções e por isso o teste se faz necessário.

Layout da página

O lugar onde aparecem as imagens na página de destino influenciam nas conversões. As melhores práticas colocam elementos da página, como número do telefone, no topo da página, à direita, mas como sempre, os usuários podem desafiar as expectativas. Os anunciantes também devem analisar se um design responsivo é necessário. Atualmente, a resposta provavelmente é sim, porque muitos usuários utilizam dispositivos móveis para acessar a internet. O uso de um layout não responsivo poderia reduzir o número de leads e potenciais vendas.

A realização de testes de maneira metódica e contínua no Google Adwords e no Bing Ads é uma forma de os anunciantes obterem vantagem em relação aos seus concorrentes.

Esses três itens são necessários para execução eficaz de testes: Paciência, pois pode demorar meses para que as campanhas atinjam uma massa crítica para se obter relevância estatística; Orçamento, pois o teste exige tempo dos estrategistas de PPC, redatores e desenvolvedores web; Experiência, pois as melhores práticas para otimização da taxa de conversão (CRO), a experiência do usuário (UX) e a mecânica do Google AdWords, Bing Ads e de outros softwares são complexas e existe uma certa curva de aprendizado. A parceria com uma agência de gerenciamento de PPC, adepta a realização contínua de testes, pode ser um dos fatores mais importantes para determinar o sucesso ou a falha das suas campanhas.

Otimize sua campanha de PPC hoje!

Nós criamos um vídeo que explica cinco pontos chave que determinarão o sucesso ou fracasso das campanhas de mídias pagas do seu negócio (sejam campanhas no Google Adwords, Bing Ads, ou em qualquer outra plataforma de anúncios).

Reserve alguns minutos agora e assista nosso vídeo para aprender uma nova forma de enxergar e executar suas campanhas PPC.

Não vá embora sem sua auditoria SEO!

 

Caso você deseje:

 

   Mais tráfego
   Mais leads e
   Mais vendas

 

Aceite esta auditoria gratuita disponível por tempo limitado.

 

Em 30 segundos você terá uma visão detalhada do desempenho atual do seu site.