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Otimização de PPC 2017-11-24T16:06:40+00:00

Otimização de PPC

Os principais objetivos da otimização de PPC são melhorar a taxa de cliques (CTR) e a taxa de conversão (CVR). As melhorias na CTR provém da execução contínua de testes A/B dos textos dos anúncios; As melhorias da CVR provêm dos testes de páginas de destino e do uso de dados obtidos para pausar campanhas, grupos de anúncios e palavras-chave com desempenho inferior.

Teste A/B de anúncios

Vários elementos de um anúncio PPC podem ser  testados para melhorar a CTR. É importante ser estratégico na execução de testes A/B de anúncios, pois alterações aparentemente pequenas podem ter um grande impacto na CTR, assim como grandes alterações, é necessário executar os testes para saber o real impacto de cada possível mudança.

Por exemplo, não seria incomum obter um aumento maior na CTR a partir da mudança de uma palavra no texto do anúncio do que se melhorássemos a oferta feita pelo anúncio.

Nos estágios iniciais de uma campanha, recomendamos criar um planejamento de testes a serem realizados ao longo dos primeiros meses de execução da campanha. O cronograma de testes inicial pode ser ligeiramente flexível pois os dados recolhidos após a iniciação da campanha auxiliarão na definição de

especificidades.

No início de uma campanha, por exemplo, planejar testes de diferente ofertas durante o terceiro mês pode ser uma boa opção. A CTR da oferta inicial, e os dados e insights ganhos por meio das conversões conseguidas nos dois primeiros meses, nos ajudariam a determinar qual seria a oferta alternativa ideal a ser testada que poderia gerar mais interesse em potenciais clientes.

Teste de páginas de destino

Teste A/B

Assim como em testes A/B de anúncios, alterações aparentemente pequenas nas páginas de destino podem causar um grande impacto no número conversões. Mas enquanto o texto dos anúncios de PPC é limitado ao texto,  teoricamente, as páginas de destino podem possuir qualquer tamanho e contêm inúmeros elementos os quais podem ser modificados para aumentar a taxa de conversão. Para executar de maneira apropriada os testes de páginas de destino uma empresa de gerenciamento de PPC precisa ter especialistas em diversas áreas: 

Copywriting

Existe um certo elemento artístico em se escrever um texto publicitário longo ou curto. A escrita de textos para campanhas B2C é uma arte diferente da escrita de textos para campanhas B2B. A habilidade de escrita genérica não é suficiente para produzir um texto publicitário efetivo que resultará em vendas.

Design

Além do texto, o layout da página de destino, suas imagens e uma série de outros elementos de design afetam a taxa de conversão  de uma página de destino.

Desenvolvimento

A praticidade no preenchimento de um formulário, a velocidade de carregamento da página de destino, a habilidade de exibir títulos e imagens dinamicamente com base nas palavras-chaves de busca do usuário e outras funções do desenvolvimento web, geram um impacto significativo na taxa de conversão e podem ser utilizadas como base para realização de testes para aumentar continuamente a CVR.

CRO

A otimização da taxa de conversão (CRO) consiste num conjunto de técnicas e contínuos testes utilizados para atrair usuários para um funil de conversão e induzi-los a agir. Copywriters, designers e desenvolvedores de front-end devem entender essas técnicas.

UX

A otimização da experiência do usuário (UX) é a arte e a ciência de dar ao usuário uma excelente experiência em uma determinada página ou website. UX abrange uma variedade de melhores práticas de copywriting, design e funcionalidades internas de uma página. Por exemplo, o uso de “bullet points”, contraste e velocidade do carregamento de página. Copywriters, designers, desenvolvedores de front-end e desenvolvedores de back-end devem considerar esses princípios de UX para conceituar e executar os testes das páginas de destino de maneira efetiva.

A otimização contínua é o que faz os investimentos de PPC valerem a pena.  Raramente uma campanha PPC alcançará todo seu potencial de taxas de clique (CTR) e taxas de conversão (CVR) no início de sua execução. O alcance deste potencial somente é possível por meio da realização metódica de testes dos anúncios e páginas de destino de maneira consistente e criativa.

A capacidade de uma empresa de gerenciamento de PPC de executar de maneira efetiva a otimização de PPC é um dos fatores mais importantes a ser considerado na seleção de um parceiro que gerenciará suas campanhas PPC. 

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