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Estratégia de PPC 2017-11-24T16:34:54+00:00

Estratégia de PPC

Uma estratégia de PPC deve ser formulada se considerando uma série de questões e tópicos em seis áreas: objetivos comerciais do cliente, orçamento, intenção, geografia,desempenho e testes. 

A seguir compartilhamos questões e tópicos específicos a serem considerados na definição de uma estratégia de PPC eficaz. Leve em consideração todos os pontos seguintes e você terá uma estratégia sólida para realizar campanhas PPC bem sucedidas no Google Adwords e / ou Bing, sejam do tipo B2C ou B2B.

1. Objetivos comerciais

  • Determine o objetivo principal da sua campanha PPC. Aumentar o número leads? Aumentar o número de vendas? Melhorar a percepção de sua marca? etc.
  • Especifique quais serviços você deseja anunciar.
  • Determine o orçamento total disponível para a campanha – não se esqueça de considerar tanto o gasto publicitário quanto as taxas de gerenciamento de campanhas.
  • Caso o orçamento seja limitado, e a maioria é, determine a prioridade dos serviços a serem anunciados.
  • Qualquer estratégia de PPC deve gerar um ROI (retorno sobre investimento); portanto, defina as métricas de negócio para avaliar os resultados. Itens importantes para se definir:
    • Custo por lead para outras campanhas de marketing online e offline
    • Valor médio de um lead
    • Valor médio de uma venda
    • Porcentagem de conversão lead para venda
    • ROI por canal
    • Customer Lifetime Value (valor médio dos rendimentos gerados por um consumidor no seu tempo de vida como um cliente ativo)
  • Levar em consideração sazonalidade da demanda dos serviços promovidos na campanha PPC.
  • Investigar estratégias e táticas de PPC dos concorrentes para estabelecer benchmarks (métricas para comparação de desempenho)
  • Considere outros aspectos da indústria que podem afetar a estratégia, como novas necessidades ou problemas de potenciais clientes.
  • Defina as áreas geográficas as quais você está disposto a prestar seus serviços.
  • Defina as ofertas e promoções para serem utilizadas na campanha
  • Considere questões legais, como restrições do uso de texto, restrições no uso de certas palavras-chave e problemas de direitos autorais.

2. Orçamento

pay-per-click

  • Determine quantas palavras-chaves podem ser almejadas, considerando valores médios de CPC. Você não pode definir um orçamento muito baixo, pois caso isto aconteça, seus anúncios serão desativados.  A falha em definir um orçamento adequado resultará em meses ou anos de espera para se obter dados de desempenho, e os dados serão defeituosos devido à exposição inconsciente dos anúncios.
  • Determine o tipo de correspondência de palavras-chave. Se o seu orçamento de campanha for limitado, utilizar a correspondência exata de palavras-chave pode ser a melhor estratégia. Com orçamentos maiores, testar de tipos de correspondência mais abrangentes pode gerar resultados positivos. 
  • Considere a intenção da palavra-chave. Com orçamentos maiores, as campanhas podem testar palavras-chave mais generalizadas.
  • Considere o agendamento de anúncios. Com um baixo orçamento, a execução de anúncios durante os dias ou horários ideais pode não ser possível. Orçamentos maiores permitem que você exiba anúncios em um período de tempo maior, permitindo que você colete dados mais significativos.
  • Considere a definição da localização para exibição dos anúncios. Um orçamento menor pode suportar anúncios apenas em uma área de sua cidade, enquanto um orçamento maior pode cobrir confortavelmente toda a cidade ou uma área regional maior.

3. Intenção

  • Suas palavras-chave podem ser agrupadas em diferentes níveis de intenção de conversão?
  • Se sim, com quais grupos você iniciará sua campanha?
  • A campanha pode ser escalada com esses grupos ou você alcança um teto?

4. Geografia

  • Onde os seus potenciais clientes estão localizados?
  • Em quais áreas você pode atender?
  • Como você vai direcionar sua campanha? As opções PPC disponíveis ​​incluem estado, cidade e / ou código postal.
  • Você precisa de palavras-chave específicas que se referem a uma determinada localização, como “Cirurgia Plástica em Brasília”?

5. Desempenho (grande vantagem competitiva da Neovora)

  • Uma campanha de PPC se aprimora ao longo do tempo, pois os dados recolhidos direcionam as futuras decisões estratégicas de marketing PPC. Dessa maneira, você deve analisar o desempenho da implementação de sua estratégia de PPC continuamente para saber quais campanhas, grupos de anúncios, anúncios e palavras-chave pausar; quais palavras-chave devem ser agrupadas em grupos de anúncios mais bem definidos; e quais campanhas, grupos de anúncios, anúncios e palavras-chave existentes precisam ser testados e / ou modificados para que alcancem melhores resultados.
  • Caso uma palavra-chave receba muitos cliques, mas não traga nenhuma conversão, esta deve ser pausada (assumindo que o anúncio e a página de destino são altamente relevantes).

6. Testes (nós executamos os testes, você recebe os resultados)

  • Sempre determine os objetivos dos testes! Os objetivos mais importantes quase sempre são:
    • Aumentar a CTR (taxa de cliques)
    • Aumentar CVR (taxa de conversão)
    • Diminuir CPA (custo por aquisição ou ação)
    • Aumentar ROAS (retorno com gasto publicitário)
  • Decida quais testes podem ser executados na sua campanha PPC. As variáveis ​​que podem ser testadas incluem palavras-chave, tipo de correspondência de palavras-chave, valor de lance, posição do anúncio, texto do anúncio, agendamento de anúncios, motor de busca (Google e / ou Bing), tipo de dispositivo (celular, tablet, desktop), e página de destino.
  • Decida qual teste específico será colocado em prática. Na metodologia de testes A/B, testar apenas uma variável por vez é muito importante. Caso diversas variáveis ​​sejam testadas simultaneamente, é necessário haver orçamento suficiente para se atingir um número cliques suficiente para se alcançar relevância estatística em relação aos resultados de testes, e assim saber qual variável causou a alteração nos resultados da campanha.
  • Defina o tempo de execução para realização dos testes. Executar o teste por tempo suficiente é importante para se obter resultados estatisticamente relevantes.
  • Discutir e concordar sobre as mudanças criativas a serem feitas para realização do teste.
  • Implementar o teste, analisar, ver se há dados suficientes e clareza nos resultados para declarar a versão vencedora e repetir o ciclo com outra variável.

A estratégia de campanhas PPC envolve atenção inicial e contínua. Muitas campanhas de PPC nunca alcançam todo seu potencial porque as empresas não conseguem completar o último passo do processo estratégico delineado acima. Realizar testes é extremamente importante para qualquer estratégia de campanha PPC, pois não importa com que cuidado as cinco primeiras etapas sejam concluídas, o comportamento do usuário nunca é 100% previsível.

Mesmo uma campanha que aparenta ser sólida e bem definida em teoria pode fracassar em alcançar seus objetivos comerciais, e às vezes, campanhas rabiscadas em um guardanapo de bar geram uma ótima quantidade de leads e vendas.

A realização de testes por especialistas em estratégia de PPC sempre leva à melhoria contínua das campanhas. O entendimento e execução das melhores práticas citadas podem gerar resultados extraordinários.

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