Home>Dados Cidade>Brasília
Brasília 2016-06-04T03:20:30+00:00

Introdução e História de Brasilia

Brasília é a capital do Distrito Federal e do Brasil, localizada no sudoeste do estado do Goiás. Foi Inaugurado em 1960, e está situado nas altas terras da região central do Brasil, com edifícios públicos modernos que foram projetados por Oscar Niemeyer Soares. A remoção da capital do Rio de Janeiro para o interior, teve como objetivo incentivar o desenvolvimento da região central do Brasil, e foi um planejamento defendido muito antes do Governo do Presidente Juscelino Kubitschek que iniciou o projeto em 1956. A cidade foi projetada na forma de um avião pelo arquiteto brasileiro Lúcio Costa. O Serviço Público junto com os demais tais como os de alimentação, construção, e da indústria, em pequena escala, são economicamente importantes e significantes para a cidade. A maioria do povo vive nos arredores, fora do núcleo do governo monumental, nas chamadas “cidades satélites”.

A vista do alto de uma janela em um hotel ao longo do Eixo Monumental de Brasília, é certamente surreal em comparação com qualquer cidade grande. Existe uma arquitetura ambiciosa refletindo as avenidas com cálculos geométricos congruentes e com edifícios modernos que seguem uma ordem claramente distinta. O foco aqui não é somente a arquitetura da catedral, na forma de uma coroa feita de espinhos, mas também no Palácio do Congresso com suas torres gêmeas finas vistas em cima do Senado e da Câmara dos Deputados.

Pode-se destacar o Palácio da Alvorada, projetado em uma península do lago artificial Paranoá na forma de um arco. Brasília é a sede do Governo Federal, com 126 embaixadas estrangeiras com edifícios modernos que impressionam qualquer pessoa.

Artes e Cultura

A Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida é uma obra de Oscar Niemeyer e um dos ícones mais famosos da cidade de Brasília. Existe uma decoração especial em seu interior, com vidros feitos de belas sombras azul-verdes e de mármore branco. As estátuas dos quatro apóstolos que rodeiam o altar foram criadas por Ceschiatti. Outras igrejas notáveis incluem o Santuário Dom Bosco e o Templo da Legião da Boa Vontade.

Teatro Nacional

O teatro nacional tem três salas de espectáculos que hospedam regularmente apresentações de música clássica e espectáculos de dança. A entrada dispõe de esculturas notáveis por Marianne Peretti e Alfredo Ceschiatti.

Praça dos Três Poderes

A Praça dos Três Poderes é um marco de Brasília, com nome batizado pelos habitantes locais. Aqui se encontra o centro do governo do Brasil, com as sedes dos poderes legislativos, judiciários e executivos, localizadas em uma formação triangular em torno da borda da praça. O Museu Histórico de Brasília está localizado ao redor da Praça dos Três Poderes e perto também pode-se ver “O Panteão da Pátria e da Liberdade“, cujo marco é foi feito em homenagem ao Presidente Tancredo Neves.

Ponte e Memorial JK

A Ponte Juscelino Kubitschek foi a terceira ponte a ser construída na cidade sendo a mais bonita, com três arcos graciosos. Ela foi projetado por Alexandre Chan e Mario Vila com a finalidade de complementar a arquitetura existente de Brasília, mas também tem uma individualidade distinta das demais. O Memorial J.K. não é apenas uma homenagem ao falecido presidente, mas também o seu último lugar de descanso. O lugar é uma obra de arte em si.

O que fazer em Brasília?

Lago Paranoá

O lago Paranoá é um lago artificial na cidade que foi criado a partir da extinção do Rio Paranoá, e que tem uma extensão de uns 80km. Nas bordas do lago, existem uma série de atrações que incluem restaurantes, um Centro Olímpico e o Palácio da Alvorada. Aqui são praticadas várias atividades esportivas aquáticas, incluindo wakeboard e windsurf. O Pontão do Lago Sul é um dos centros de lazer e entretenimento da cidade com uma gastronomia variada, programações culturais e esportivas. Tem um clima praiano belo e cercado com muito verde e segurança, tornando-o um dos pontos turísticos mais visitados. Cerca de 200 mil pessoas freqüentam os seus restaurantes, bares, quiosques, shows, exposições, e eventos esportivos.

Torre de TV

Além de ser o ponto mais alto de Brasília, a Torre de Televisão está localizada na área central do Plano Piloto, entre as duas avenidas do Eixo Monumental. Ela tem 218 metros, sendo a mais alta da América Latina e está localizada ao lado do setor hoteleiro. A plataforma de observação tem 75 metros de altura e existe um deck inferior, onde se encontra o Museu Nacional das Gemas. O acesso gratuito ao deck de observação é através de um único elevador. Várias pessoas frequentam a torre para ver o pôr do sol. Na mesma área ao redor da torre há uma feira de artesanato. A torre é o melhor lugar para ver a cidade de Brasília. Ela oferece uma vista para a Praça dos Três Poderes e todos os monumentos ao longo do Eixo Monumental e permite ver a os edifícios das asas do Plano Piloto.

Parque da Cidade

Uma das atrações mais importantes da cidade de Brasília é o parque da cidade. O Parque é composto por uma grande área verde possibilitando várias atividades esportivas incluindo ciclismo, skate, vôlei de praia, e corrida de kart entre outros. O parque tem uma piscina de ondas artificiais e é bastante popular para caminhadas. Churrasco e piquenique também são realizados juntamente com camping. As autoridades locais também realizam exposições, reuniões e feiras em uma área separada e exclusiva para tais eventos.

Ginásio Nilson Nelson

O Ginásio Nilson Nelson é uma arena esportiva coberta, localizada no centro de Brasília. A capacidade da arena chega a ser de 16,600 espectadores e foi construída em 1973. Atualmente é usada principalmente para basquete, futsal e vôlei. Foi sede de algumas partidas durante a Copa do Mundo de Futsal de 2008.

Estádio Mané Garrincha

O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha foi reconstruído e recentemente aberto na capital Federal, como um dos escolhidos para sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014.

O projeto do Estádio Nacional de Brasília foi inspirado pelas obras do arquiteto Oscar Niemeyer, com uma característica única e foi feito com 288 pilares que formam o exterior e sustentam o teto. São realizados vários shows, eventos e atrações esportivas o ano inteiro.