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Como aumentar a taxa de retenção de clientes com Newsletter Marketing

Muitas empresas ainda não compreendem que há maneiras de conquistar novos clientes através de reviews, para fazer mais sentido é necessário entender a importância de manter contato com os atuais para realmente conseguir crescer através de avaliações.

Vamos ver rapidamente o que são os emails de newsletter, assim podemos discutir o impacto nas taxas de retenção de clientes.

comprar avaliacoesJá notou o modo como lojas virtuais e grandes marcas enviam ofertas promocionais ao seu email? Você também já deve ter recebido mensagens “how-to” do seu curso de artes e grupo de artesanato, talvez algum podcast assinado para receber as principais notícias do mês, ou empresas locais enviando as atualizações mais recentes nos seus programas.

Esses sãos emails de newsletter. Eles são a base de uma das mais poderosas estratégias de retenção de compradores. Uma mensagem amigável é a melhor maneira de usar uma lista de email para gerar mais valor aos seus clientes.

A principal estratégia de retenção de clientes – Email Newsletter

A maioria esmagadora das empresas está implementando os boletins informativos, email newsletters, apenas para aumentar a retenção de consumidores. Companhias da Fortune 500 têm grandes departamentos de marketing que não focam apenas em NOVOS compradores, mas também na retenção dos mais antigos, e essa é a razão:

“A chance de fechar negócio com um cliente antigo está entre 60 – 70%, enquanto a probabilidade de vender para um novo consumidor, é de 5% a 20%” – Marketing Metrics

Essas companhias usam boletins informativos para manter contato com os clientes, sendo uma espécie de lembrete.

Gestão de retenção gerando valor sem custos

O motivo para newsletters manterem os clientes, é você estar gerando valor sem custos. Cada email deveria ter alguma informação sobre a indústria, como dicas úteis ou recomendações valiosas. Essa técnica faz da companhia uma autoridade na indústria, e os consumidores tomarem conhecimento dos produtos que podem interessá-los.

Isso, na contra-mão, desenvolve lealdade. Conforme eles continuam recebendo cada email, eles adquirem mais e mais valor. Isso significa que os consumidores possuem:

  • Menor probabilidade de ir embora, aumentando as taxas de retenção de clientes.
  • Mais chance de aumentar a frequência das transações – Se houver emails lembrando o consumidor dos seus produtos e serviços, a chance de receber visitas é muito maior.
  • Maior probabilidade de aumentar o valor de cada transação – Como você está gerando valor sem custos, mensalmente, via email, a relação com o consumidor é ampliada.

Estabeleça trechos curtos para melhorar a retenção

como conseguir avaliações no facebookPara os boletins informativos serem bem sucedidos, você precisa enviar emails que não se pareçam apenas venda de produtos. Uma boa proporção citada pelo Hubspot, é de 90% de conteúdo útil, educativo, e de valor, e apenas 10% de informes promocionais.

Isso significa que todo email deve ter um conteúdo informativo, valioso e uma única linha direcionando ao seu site, pode ser uma menção a uma promoção, ou dizendo como agendar um horário, e de preferência no final do texto. Nada além disso. Dessa maneira, você poderá aumentar a retenção.

Como medir a retenção de clientes na sua estratégia de Newsletter

Apenas enviar mensagens para os clientes não é suficiente. Crie um bom boletim informativo e monitores as métricas para garantir o sucesso na estratégia:

  1. Destinatários: Tenha certeza que você atualiza constantemente a lista de email com novos prospects e clientes.
  2. Taxa de abertura: Meça a porcentagem de leitores que abriram o seu email. Se essa taxa estiver baixa, brinque no o campo “assunto” no email, e tente criar uma frase que chame a atenção do consumidor.
  3. Taxa de cliques: Se você planeja que os consumidores realizem uma ação específica, como visitar determinada página, verifique a taxa de cliques nos links deixados ao longo do conteúdo.

Implementando a sua própria campanha de newsletter

Agora que estão claros os benefício de usar emails amigáveis de diálogo com o cliente, não há nada que te impeça de iniciar o sistema de retenção de consumidores. Você precisa apenas:

  • Escrever emails mensalmente
  • Configure a ferramenta de marketing de email
  • Elabore a sequência de envio dos emails

Nós temos duas dicas para te ajudar a preparar a estratégia.

Primeiro, aqui você encontrar um conjunto de mapas de processos para configurar a sua campanha de newsletter marketing.

A Neovora ainda oferece um serviço que faz todo esse trabalho por você. Pare de quebrar a cabeça pensando em uma maneira de melhorar a taxa de retenção de consumidores com uma campanha de boletins informativos automáticos, visite o nosso site e implemente hoje mesmo o Diálogo Com o Cliente (Touchpoint 80/20). Aprenda a configurar uma pesquisa NPS e conquistar novos clientes através de reviews.

2018-07-12T15:42:01+00:00February 6th, 2018|Retenção de Clientes|Comments Off on Como aumentar a taxa de retenção de clientes com Newsletter Marketing

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